Pesquisa na web

domingo, 30 de janeiro de 2011

Para cinéfilos e pessoas de gosto refinado

Para cinéfilos e pessoas de gosto refinado.
Uma ação que nas cidades anteriores à eletricidade tinha uma importância capital para a segurança dos transeuntes e, sobretudo, dos que dormiam. É a definição para a ronda corriqueira que se fazia todas as noites.
Tal costume de tempos antigos serviu de tema para duas artes e suas obras. Para a pintura, arte que se manifesta desde a época das cavernas e para a arte da época contemporânea, o Cinema. Para a pintura o tema Ronda da Noite nomeou uma das obras de Rembrandt e para o cinema, a obra de Peter Greenaway.
A obra cinematográfica registra justamente o momento da vida que o pintor estava vivendo na época da criação e produção do quadro e o processo histórico que a Holanda e a Europa estavam passando. Os papéis na película são interpretados por Martim Freeman, Emily Holmes, Jodhi May, Eva Birthistle e Toby Jones.
Para avivarmos nossa memória, Rembrandt (1606-1669) foi expressão do Barroco do norte europeu e seu verdadeiro nome era Harmenzoon Van Ryin. Suas obras mais célebres são Tobias e Sua Família, O Samaritano, Os Peregrinos de Emaús, A Lição de Anatomia e esta que serviu de base para a obra de Grenaway, A Ronda Noturna. Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário